José Mourinho vai receber uma indemnização no valor de 15 milhões de euros por parte do Fenerbahçe, depois de ter sido despedido do comando técnico do clube turco esta sexta-feira. A informação foi revelada pelo Fanatik.
Este montante também já deve incluir as quantias atribuídas aos treinadores adjuntos e membros da equipa técnica que Mourinho quis levar para Istambul.
O treinador português de 62 anos terá sido informado da decisão drástica, tomada pela direção do Fenerbahçe, apenas na manhã de hoje, poucas horas antes do clube formalizar a sua saída.
A derrota com o Benfica, na noite da passada quarta-feira, em Lisboa, no Estádio da Luz, terá sido a gota de água para os responsáveis do Fenerbahçe.
A direção do emblema turco havia traçado a meta de estar na fase regular da Liga dos Campeões, mas os comandados de Mourinho revelaram-se incapazes de superar o Benfica num conjunto das duas mãos. O empate em casa (0-0) e a derrota na Luz (0-1) foram, assim, decisivos no destino do treinador luso.
Assim sendo, o Fenerbahçe competirá na Liga Europa - onde também vão estar os portugueses FC Porto e Sp. Braga - mas já sem José Mourinho no comando técnico.
Ao cabo de 15 meses, e pouco depois do arranque daquela que era sua segunda temporada na Turquia, Mourinho deixa o Fenerbahçe com um saldo de 62 jogos disputados e 37 vitórias. Na temporada passada, o treinador luso de 62 anos falhou a conquista do título da Turquia - que já foge ao Fenerbahçe desde 2013/14 - ficando a 11 pontos de distância do campeão tricampeão Galatasaray.
Críticas e mais críticas
O período de José Mourinho à frente do Fenerbahçe fica marcado por várias polémicas e vários recados internos. O treinador português apontou o dedo a arbitragem, acusou o Galatasaray de ser favorecido e chegou a visar alguns dirigentes do Fenerbahçe.
O que segue?
Resta, agora, saber qual o futuro do treinador natural de Setúbal. Para trás ficam, recorde-se, passagens por cinco países no estrangeiro. Para além da Turquia, Mourinho também passou por Itália por duas ocasiões (AS Roma e Inter), já depois de vários anos em Inglaterra, onde foi treinador de Tottenham, Manchester United e Chelsea.
Em Espanha orientou o Real Madrid por três temporadas, já depois de uma primeira passagem por Londres e Milão.
Em Portugal foi campeão europeu pelo FC Porto, vencendo a Liga dos Campeões e a Taça UEFA, já depois de ter passado fugazmente por Benfica e União de Leiria.
No total da carreira, Mourinho contabiliza 26 títulos, nos quais se destacam duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa e uma Liga Conferência. Nota, ainda, para as duas Ligas italianas, três Ligas inglesas e uma Liga espanhola.
Recentemente o nome de José Mourinho foi associado a um possível regresso a Inglaterra, nomeadamente para a sucessão ao compatriota Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest.
Besiktas também despediu Solskjaer
O Fenerbahçe não foi, porém, o único clube na Turquia a tomar uma medida radical. Ole Gunnar Solskjaer também foi despedido depois do Besiktas ter falhado o acesso à fase regular da Liga Conferência. Rafa Silva, João Mário, Orkun Kokçu e David Jurásek ficaram, assim, sem treinador.