O FC Porto anunciou, na manhã desta quinta-feira, a contratação de Pablo Rosario ao Nice, a troco de 3,75 milhões de euros. O jogador de 28 anos assinou um contrato válido até junho de 2029 e vai vestir a camisola 13.
"O FC Porto chegou a acordo com o OGC Nice para a aquisição, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Pablo Rosario pelo valor fixo de 3,75 milhões de euros acrescido de uma remuneração variável máxima de 500 mil euros em função do cumprimento de certos objetivos", pode ler-se no comunicado oficial do FC Porto, que explica ainda que o Nice ficará com 15% de uma futura mais-valia.
"O Nice irá reter o valor correspondente a 15% das mais-valias de uma potencial futura transferência do jogador. Mais se informa que o FC Porto celebrou com o jogador um contrato válido por quatro épocas desportivas, até 30 de junho de 2029, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 50 milhões de euros", explicam os dragões.
O FC Porto informa ainda que o "Nice assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros" e o clube azul e branco "não terá encargos com serviços de intermediação".
Reencontro com Farioli...
Pablo Rosario chega ao Dragão para reforçar as opções de meio-campo de Francesco Farioli, treinador italiano que tão bem conhece fruto da passagem pelo Nice.
"Chegado à Côte d’Azur com o rótulo de jogador discreto e lutador que dá tudo pela equipa, comandou o meio-campo gaulês em 79 ocasiões e assinou duas assistências antes de se cruzar com Francesco Farioli, que o lançou em 30 das 34 jornadas da Ligue 1 - e em todas as eliminatórias da Taça de França - e ainda o viu estrear-se pela seleção da República Dominicana", pode ler-se na biografia de Pablo Rosario feita pelo FC Porto, que prossegue.
"O técnico italiano rumou a Amesterdão, mas o centrocampista ficou em Nice, tornou-se capitão e, como elemento mais recuado do meio-campo ou até defesa central, colecionou mais 36 presenças, marcou quatro golos e ainda assinou outra assistência antes de aterrar em Portugal", concluem os dragões.
Por sua vez, Pablo Rosario revela-se entusiasmado por voltar a trabalhar com Farioli.
"Trabalhei com ele no Nice, é um grande treinador e uma grande pessoa. É muito bom que ele esteja aqui no FC Porto e, como já disse, estou aqui para mostrar as minhas qualidades e para ajudar a equipa", afirmou o médio de 28 anos, em declarações aos canais oficiais do clube azul e branco.
...e de Jong
Pablo Rosario também vai voltar a cruzar-se com Luuk de Jong, uma vez que ambos foram colegas de equipa no PSV, equipa na qual o médio da República Dominicana esteve durante vários anos.
Pablo Rosario é, assim, o nono reforço do FC Porto para esta nova temporada, que já arrancou. Victor Froholdt (Copenhaga), Gabri Veiga (Al Ahli), Alberto Costa (Juventus), Borja Sainz (Norwich), Jan Bednarek (Southampton), Dominik Prpic (Hajduk Split), Luuk de Jong (custo zero), João Costa (Estrela da Amadora).