Portugal Sub-21 Goleia na Estreia de Francisco Freire com Gols de Mora e Quenda: Show de Gala



Os sub-21 de Portugal arrancaram a fase de qualificação para o Europeu de 2027, esta sexta-feira, com uma goleada caseira diante do Azerbaijão, por 5-0, em Barcelos, com golos de Rodrigo Mora, Geovany Quenda, Leonardo Barroso, Carlos Forbs e Vivaldo Semedo a permitirem uma estreia sorridente do selecionador Luís Freire.

Com João Carvalho, Diogo Travassos, Tiago Gabriel, Gonçalo Oliveira, Tiago Parente, Geovany Quenda, Mateus Fernandes, Mathias de Amorim, Afonso Moreira, Rodrigo Mora, Gustavo Varela no onze inicial, o jogo no Minho não se iniciou sem que houvesse um minuto de silêncio, em memória das vítimas do acidente que ocorreu no Elevador da Glória, em Lisboa, na passada quarta-feira.

seleção das quinas foi superior desde o primeiro ao último minuto e não deu grandes hipóteses ao adversário de se aproximar da baliza lusa, porém, a bola teimava em não entrar durante todo o primeiro tempo. Diogo Travassos, Geovany Quenda, Rodrigo Mora, Afonso Moreira e Gustavo Varela criaram todos os lances de perigo antes do intervalo, com destaque para uma bola do jovem do FC Porto à barra, mas o nulo persistiu até ao tempo de descanso.

Tudo mudou no segundo tempo. Leonardo Barroso foi lançado para o lugar de Diogo Travassos e, logo aos 48 minutos, Rodrigo Mora tratou de abrir o ativo em Barcelos, após ter recebido um passe açucarado de Mateus Fernandes, já sem o guarda-redes Khayal Farzullayev entre os postes.

Não foi preciso esperar muito tempo até que se verificasse o 'efeito ketchup'. Cinco minutos depois, Geovany Quenda, do Sporting, não quis ficar atrás do rival do FC Porto, acabando por aproveitar a passividade da defesa do Azerbaijão para atira para o fundo das redes. Estava feito o segundo da equipa de Luís Freire, treinador ex-Vitória SC, aos 53 minutos.

Ainda nem tinham passado dez minutos desde o golo inaugural e, ao minuto 57, foi a vez do recém-entrado Leonardo Barroso tentar a sua sorte na hora de assinar o 3-0 no encontro, perante uma seleção adversária completamente 'aos papéis' no relvado.

O jogo entrou numa fase mais 'morna', mas nem isso impediu Portugal de chegar ao quarto e último golo do encontro, quando o (também recém-entrado) Carlos Forbs beneficiou da assistência de Gustavo Sá para ampliar a goleada da seleção das quinas, ao minuto 73. Até ao apito final, Tiago Gabriel e Rodrigo Mora ainda ficaram perto de chegar à mão cheia, mas esse momento pertenceria a Vivaldo Semedo, com o 5-0 final a aparecer aos 90+3', fruto de uma excelente jogada coletiva.

Desta forma, Portugal salta para a liderança do grupo B, com os mesmos três pontos alcançados pela Bulgária e pela Chéquia, embora com um melhor saldo de golos. Já o Azerbaijão segue na última posição, ainda sem pontos, tal como Escócia e Gibraltar. De referir que o próximo jogo dos sub-21 portugueses realiza-se esta terça-feira, pelas 19 horas, diante da Escócia, em Motherwel. Seguem-se depois os jogos diante de Bulgária e Gibraltar no mês de outubro, enquanto o encontro com a Chéquia acontecerá em novembro. A segunda volta do grupo disputa-se entre março e outubro de 2026. 

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem