O Manchester United está a preparar um 'raide' ao Sporting no mercado de janeiro. O clube treinado por Ruben Amorim admite que Zeno Debast será um alvo a ter em conta para o próximo defeso de transferências de modo a reforçar o plantel com um jogador polivalente nas posições de médio defensivo e defesa central e que já conhece o sistema utilizado pelo treinador português, segundo a imprensa inglesa desta sexta-feira.
De acordo com a GiveMeSport, Ruben Amorim está aberto a uma possível reunião com o internacional pela Bélgica e já pediu ao Manchester United para enviar olheiros a Portugal para monitorizar as exibições de Debast com a camisola do Sporting.
No entanto, os red devils poderão ter de abrir os 'cordões à bolsa', dado que o conjunto de Alvalade deverá apontar para a cláusula de rescisão avaliada em cerca de 80 milhões de euros pelo jogador de 21 anos.
Ainda assim, a mesma fonte revela que o salário de cerca de 20 mil euros por semana auferido por Debast apela aos responsáveis do clube de Old Trafford, que já fizeram movimentações para reduzir a carga na folha salarial do plantel com saídas neste mercado de transferências.
De recordar que o central chegou a Alvalade no início da passada temporada proveniente do Anderlecht, onde fez toda a sua formação, a troco de um montante a rondar os 17,5 milhões de euros.
Debast recordou a saída de Ruben Amorim do Sporting
O internacional belga já falou, depois do final da temporada passada, sobre a saída de Ruben Amorim e Hugo Viana, lamentando as mesmas, apesar de admitir que ainda mantém contacto com o treinador do Manchester United.
"Foi difícil aceitar quando soube que ele ia embora. O Hugo Viana também escolheu o Manchester City a meio da época. Foram essas duas pessoas que me vieram buscar ao Anderlecht. Enquanto jovem começas a pensar 'Ok, ainda vou ter a minha oportunidade ou tudo vai mudar?'. Mas, no final, correu tudo bem", disse em palavras ao jornal belga HLN, no passado mês de junho.
"O grupo lidou bem com a saída de Amorim. A propósito, ainda mantenho contacto com ele de vez em quando. Enviou-me uma mensagem depois do título, assim como o Emanuel Ferro e o Carlos Fernandes, que foram com ele também. Isso é bom. A escolha que fiz no ano passado revelou-se a correta", concluiu.
Amorim defendeu Zeno depois de erro na Supertaça
Depois da derrota na Supertaça Cândido de Oliveira no início da temporada 2024/25, frente ao FC Porto, o erro cometido por Zeno Debast foi defendido com 'unhas e dentes' por Ruben Amorim, na altura treinador do Sporting, que disse que não trocaria o belga por nenhum central do mundo.
"Alguém lhe roubou a bola e têm de contar o número de passes interiores e na frente que ele acertou. Foi bom na saída de bola, mas quando um defesa e um guarda-redes têm um erro, marca muito. Precisa de jogo aéreo e que toda a gente acredite nele. Acho que contratamos um craque. Não o trocava por nenhum central do mundo", referiu em conferência de imprensa.