A fase de qualificação via UEFA para o Campeonato do Mundo de 2026 prosseguiu a um ritmo frenético, esta sexta-feira, com resultados para todos os gostos 'espalhados' pela Europa fora. A Itália recebeu e goleou a Estónia (5-0), num dia em que França venceu a Ucrânia (0-2) na Polónia, mas um dos jogos que mais saltou à vista foi mesmo a goleada sofrida pelo Azerbaijão, de Fernando Santos, aos pés da Islândia (5-0).
A equipa orientada pelo antigo selecionador de Portugal até esteve perto de ir para o intervalo com um nulo no marcador, porém, o golo de Victor Palsson (45+2') mudou tudo à beira do intervalo. Isak Johannesson (47' e 56') tratou de bisar no arranque da segunda parte, Albert Gudmundsson fez o quarto (66') e Kristian Hlynsson tratou de assinar o 5-0 final, aos 73 minutos. São 11 jogos sem qualquer vitória desde que Fernando Santos passou a liderar o Azerbaijão.
Igualmente no grupo D, a seleção francesa foi até à Polónia garantir uma entrada sorridente na fase de apuramento, ao derrotar a Ucrânia (0-2), com o golo inaugural de Michael Olise (10') a fazer a diferença até ao intervalo, seguindo-se o tento tranquilizador apontado por Kylian Mbappé, aos 82 minutos.
Em Itália, a contar para o grupo I, após uma primeira parte sem qualquer golo, foi preciso esperar pelos (muitos) motivos de festejo segundo tempo, na estreia de Gennaro Gattuso como novo selecionador itlaiano. Moise Kean tratou de apontar o primeiro (58'), Mateo Retegui bisou (69' e 89'), sendo que, pelo meio, Giacomo Raspadori também entrou na lista de marcadores, aos 71 minutos. O 5-0 final, esse, ficou reservado para Alessandro Bastoni, aos 90+2'. No mesmo grupo, Israel goleou (0-4) na deslocação à Moldávia.
Passando para o grupo C, vale a pena destacar a goleada da Grécia diante da Bielorrússia, por 5-1, até pelo contributo de jogadores ligados a Benfica e Sporting. Após o tento madrugador de Konstantinos Karetsas (3'), Vangelis Pavlidis apontou o 2-0 aos 17 minutos, sendo que, pouco depois, foi a vez de Georgios Vagiannidis assistir Anastasios Bakasetas para o terceiro. Dimitrios Kourbelis fez o quarto aos 36 minutos, antes de Christos Tzolis aproveitar o passe de Pavlidis para o 5-0. German Barkovskiy apenas conseguiu reduzir numa grande penalidade (72').
Igualmente nas contas do grupo C, a Dinamarca não foi além de um empate na receção à Escócia (0-0), numa partida em que Morten Hjulmand, do Sporting, foi titular. Victor Froholdt, do FC Porto, saltou a partir do banco no segundo tempo, tendo ainda visto um cartão amarelo nos descontos.
Quanto aos restantes jogos, no grupo B. a Suécia, de Viktor Gyokeres (ex-Sporting), arrancou um empate na deslocação até à Eslovénia (2-2), enquanto a Suíça goleou o Kosovo, por 4-0. Por fim, no grupo L, a Chéquia derrotou Montenegro (0-2) e a Croácia bateu as Ilhas Faroé pela margem mínima (0-1).