O conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quinta-feira, o mapa de castigos dos jogos referentes à quarta jornada das I e II Ligas, com destaque para as incidências que marcaram o épico triunfo do Portimonense frente ao Benfica B (1-2), no passado sábado, no Seixal.
O encontro ficou inevitavelmente marcado pelas expulsões supersónicas dos guarda-redes Sébastien Cibois e Douglas Friedrich, na reta final do primeiro tempo, pelo que foi o defesa-central Jarleysom a assumir a baliza durante todo o segundo tempo, contribuindo - e de que maneira - para que os algarvios conseguissem conquistar os três pontos, apesar de estarem reduzidos a nove elementos.
A verdade é que, para além do jogo de suspensão que cada um dos guarda-redes terá de cumprir, houve ainda lugar a uma pequena multa aplicada a ambos, embora com valores distintos a algo curiosos. O primeiro irá pagar 18 euros, enquanto o segundo foi sujeito a uma multa de... 10 euros.
De acordo com o documento, Sébastien Cibois viu o vermelho direto ao minuto 43 por "rasteirar um adversário que seguia na direção da sua baliza, anulando uma clara oportunidade de golo”, sendo que o seu substituto Douglas Friedrich nem dois minutos aguentou em campo, ao ser igualmente expulso, aos 45+2', por "tocar deliberadamente a bola com a mão, anulando uma clara oportunidade de golo para a equipa adversária", num lance que decorreu fora da área.
O conjunto orientado por Tiago Fernandes foi forçado a improvisar e teve de recorrer a Jarleysom para assumir o lugar em falta entre os postes, surpreendendo tudo e todos com várias defesas na segunda metade da partida no Seixal, face às investidas encarnadas que se faziam sentir, com onze elementos contra nove.
Ao intervalo, recorde-se, o clube de Portimão vencia pela margem mínima, fruto do tento madrugador de Ruan (4'), até que o Benfica B só chegou à igualdade em cima do minuto 70, quando Rodrigo Rêgo 'quebrou' a resistência de Jarleysom. Seria apenas uma questão de (muito pouco) tempo até Tamble Monteiro responder, praticamente no imediato, com o 1-2 final apontado aos 72 minutos.
De referir ainda que tanto o Benfica B, como o Portimonense, terão de pagar 357 euros de multa cada. Os encarnados foram penalizados por culpa do comportamento incorreto dos apanha-bolas, por "entregarem as bolas diretamente aos jogadores da equipa visitada, em vez de as colocarem nos sinalizadores para o efeito". Por outro lado, os algarvios também enfrentaram uma sanção por não apresentarem qualquer justificação para o atraso de três minutos que se registou em tempo de intervalo.