Ao longo das últimas semanas, o nome de Jota Silva tem sido fortemente apontado ao Sporting, sendo que o Nottingham Forest já recebeu uma proposta concreta, numa informação inicialmente avançada pela imprensa desportiva nacional.
A direção encabeçada por Frederico Varandas está, por esta altura, a negociar um acordo por empréstimo, embora o emblema do campeonato inglês - onde se encontra o treinador português Nuno Espírito Santo - dê primazia a uma transferência do internacional luso em definitivo, apenas um ano após a sua contratação.
As conversas intensificaram-se nos últimos tempos e a expectativa é de que haja 'fumo branco' em breve, antes do fecho da janela do mercado de verão, algo que acontece já na próxima semana.
Recorde-se que, tal como já tinha sido apurado pelo Desporto ao Minuto, o avançado de 26 anos está disposto, inclusive, a 'sacrificar' a sua folha salarial para se poder juntar aos bicampeões nacionais.
Independentemente dos aspetos burocráticos, Jota Silva está realmente desejoso em regressar a Portugal, de forma a trabalhar com Rui Borges, com quem já tinha estado em Guimarães, ao serviço do Vitória SC, embora não por muito tempo, uma vez que, no passado verão, rumou ao clube da Premier League, a troco de cerca de 7 milhões de euros.
A verdade é que, às ordens de Nuno Espírito Santo, o avançado português não teve tantas oportunidades quanto desejaria. Habituado a saltar do banco durante os jogos em Inglaterra, o registo da época transata fixou-se em quatro golos e duas assistências num total de 37 jogos, sendo que foi titular por apenas nove ocasiões.
Recorde-se que Jota Silva começou por dar os primeiros passos no Sousense (onde viria a fazer a sua estreia como sénior), com uma passagem, pelo meio, pela formação do Paços de Ferreira, até que se aventurou em clubes como Sporting de Espinho, Leixões e Casa Pia. No clube de Pina Manique destacou-se com a subida à I Liga e rapidamente chamou à atenção do Vitória SC, clube pelo qual realizou um total de 83 jogos, entre 2022/23 e o arranque da temporada passada, registando ainda 20 golos e 11 assistências, antes de ter a sua primeira experiência fora de Portugal.
Ao longo do presente defeso, o Sporting já se reforçou com as entradas de Alisson Santos, Giorgi Kochorashvili, João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Luis Suárez e ainda Ricardo Mangas, antigo colega de Jota Silva no Vitória SC.