Claudia Rizzo é uma das mais jovens presidentes da história do futebol e a beleza da líder do Ternana já está a conquistar fãs em todo o mundo.
Ter um cargo importante num clube de futebol nem sempre é sinónimo de passar anos a fio a estudar, de ter uma carreira que começa nos escalões mais baixos e vai evoluindo ou de ter experiência e reconhecimento que permitam receber convites interessantes. Às vezes é só sinónimo de ter pais ricos e influentes, como acontece com Claudia Rizzo, a mais recente presidente do Ternana de Itália.
Com apenas 23 anos, a filha de Gianluigi Rizzo, um empresário bilionário, foi escolhida como presidente do clube da Série C (terceira divisão de Itália) adquirido pelo pai. Torna-se assim a primeira mulher da história a presidir o Ternana e uma das mais novas de sempre no futebol mundial. Tudo isto no ano em que simbolicamente o clube celebra 100 anos.
Mas Claudia Rizzo não chama a atenção apenas pela tenra idade e pelo cargo que desempenha. Além de ter muita classe, é dona de um sorriso estonteante que está a converter os fãs de futebol, espalhados por esse mundo fora, em apoiantes fervorosos do Ternana. Na sua apresentação como nova presidente surgem nas redes sociais fotos em que usa um elegante fato preto de listas brancas e saltos altos. Foi assim apelidada de “presidente de futebol mais glamorosa do mundo” e gerou bastantes comentários. “Nunca tinha ouvido falar do Ternana até hoje. Agora sou um adepto para a vida toda”, “eu não falo italiano – mas falo Ternana até à morte” ou “quando eu era pequeno, via os jogos do Ternana com a minha avó”, são alguns dos comentários que podem ler-se no Instagram do clube. Há até quem esteja inclusivamente a planear uma peregrinação a Terni (na região da Úmbria) só para vê-la.
Claudia Rizzo e o desafio da presidência
A ex-administradora da Oro di Sikelia, uma pequena fábrica familiar de produção de azeite na Sicília, fala sobre o desafio. “Sinto-me honrada em assumir a presidência de um clube com uma história tão prestigiada como o Ternana Calcio, no ano do seu centenário. O nosso objetivo é construir um projeto sólido, moderno e transparente, que coloque as pessoas e os valores do desporto no centro. Trabalharemos com determinação para devolver o entusiasmo e o orgulho a todos os adeptos. Sou uma grande apoiante do clube. É uma tarefa difícil, mas também uma grande oportunidade”, comenta. “Gostaria de ser uma mulher de ação e não de palavras. Espero ser um exemplo para muitas mulheres no desporto e na vida em geral. São mil emoções, é uma honra e uma grande responsabilidade. É claro que a minha família quer estar aqui porque tem um objetivo, mas estarei aqui principalmente para apoiar a equipa,”, acrescenta.
Ainda assim, Claudia Rizzo não é a mais jovem presidente da história do futebol italiano. Esse recorde pertence a Alessandro Ruggeri, que comandou a Atalanta em 2008 (com apenas 21 anos), ao suceder ao pai Ivan Ruggeri, que estava doente. Em Portugal, o destaque vai para João Almeida d´Os Belenenses, que em 2010 (aos 34 anos), foi eleito para o cargo.
Fotos: Reprodução Instagram