A UEFA anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da manhã desta terça-feira, que Vassilis Fotias é o árbitro nomeado para apitar o encontro da jornada inaugural da fase de liga da Liga Europa, que irá colocar, frente a frente, Salzburgo e FC Porto.
O juiz de 36 anos de idade, natural da cidade de Pellas, irá, de resto, liderar uma equipa de arbitragem 100% grega, composta pelos assistentes, Andreas Meintanas e Michail Papadakis, pelo quarto árbitro, Alexandros Tsakalidis, pelo VAR, Angelos Evangelou, e, finalmente, pelo AVAR, Soren Torks.
Esta é uma 'cara' relativamente desconhecida para o futebol português, de tal maneira que, ao longo da carreira, só interveio numa partida envolvendo formações lusas. Foi a 21 de agosto do passado ano de 2024, quando esteve presente no duelo da primeira mão do playoff de acesso à Liga Conferência Europa, na qual o Vitória SC derrotou o Zrinjski Mostar, por categóricos 3-0.
O Salzburgo-FC Porto, recorde-se, está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quinta-feira, na Red Bull Arena, na Áustria, e irá marcar a entrada em cena dos lusos nas competições internacionais, esta temporada. Já os austríacos, vêm da Liga dos Campeões, onde foram eliminados, na terceira pré-eliminatória, pelo Club Brugge, por um resultado agregado de 2-4.
E o Sporting de Braga?
Antes do FC Porto, será a vez de o Sporting de Braga se estrear na temporada de 2025/26 da Liga Europa. Pela frente, terá o Feyenoord, no Estádio Municipal de Braga, pelas 20h00 da próxima quarta-feira, num encontro que irá contar com a arbitragem do juiz montenegrino Nikola Dabanovic.
Um árbitro bem mais experiente no que a equipas portuguesas diz respeito, tendo estado presente, ao longo da carreira, em três jogos do Sporting, dois do FC Porto, dois do Vitória SC, dois do Benfica (um em séniores e outro nas camadas jovens) e noutros dois de Portugal (um em sub-19 e outro em sub-17).
Nikola Dabanovic terá como assistentes os compatriotas Vladan Todorovic e Srdan Jovanovic, como quarto árbitro Milos Boskovic, como VAR o sérvio Momcilo Markovic, e como AVAR o francês Willy Delajod.
O calendário dos representantes portugueses
Além do Salzburgo, o FC Porto também terá pela frente, na fase de liga da Liga Europa, o Estrela Vermelha (a 2 de outubro, no Estádio do Dragão), o Nottingham Forest (a 23 de outubro, no City Ground), o Utrecht (a 6 de novembro, no Stadion Galgenwaard), o Nice (a 27 de novembro, no Estádio do Dragão), o Malmo (a 11 de dezembro, no Estádio do Dragão), o Viktoria Plzen (a 22 de janeiro, na Doosan Arena) e o Rangers (a 29 de janeiro, no Estádio do Dragão).
O Sporting de Braga, por seu lado, irá medir forças, não só com o Feyenoord, como também com o Celtic (a 2 de outubro, no Celtic Park), o Estrela Vermelha (a 23 de outubro, no Estádio Municipal de Braga), o Genk (a 6 de novembro, no Estádio Municipal de Braga), o Rangers (a 27 de novembro, no Ibrox Stadium), o Nice (a 11 de dezembro, no Allianz Riviera), o Nottingham Forest (a 22 de janeiro, no City Ground) e o Go Ahead Eagles (a 29 de janeiro, no De Adelaarshorst).