BOMBA FORA DE HORA! FC Porto Anuncia YANN KARAMOH Como Reforço em Negócio SURPRESA Absoluta



O FC Porto anunciou, na manhã desta quinta-feira, a contratação de Yann Karamoh, extremo costa-marfinense que estava na condição de jogador livre. Aos 27 anos, o também internacional jovem francês assinou um contrato válido até ao final da época, ou seja até junho de 2026, tornando-se num reforço 'fora de horas' para o técnico Francesco Farioli, uma vez que o mercado de transferências de verão encerrou no passado dia 1 de setembro. 


De resto, Yann Karamoh já havia trabalhado com o técnico italiano na sua passagem pelos turcos do Karagümrük. 

Em comunicado o FC Porto garante que a contratação foi feita a custo zero, tendo em conta o estatuto de jogador livre em que estava Karamoh. 

Por seu turno, o jogador de 27 anos mostra-se muito entusiasmado com o salto para o FC Porto, depois de ter estado nos italianos do Torino na época transata. 

“Preparei-me da melhor forma possível, com preparadores físicos e tudo mais. Ainda não estou na minha melhor forma, mas espero estar em breve. Estou muito entusiasmado para começar a treinar", afirmou Yann Karamoh, em declarações aos canais oficiais do clube azul e branco.

"Estou muito feliz por estar aqui, era algo que já esperava há algum tempo. É um Clube muito grande, todos sabemos disso, por isso estou muito feliz. “Sou um lutador e alguém que detesta perder. Não gosto mesmo de perder e isso define-me enquanto jogador", vincou o novo camisola 75 do FC Porto, antes de abordar o reencontro com Farioli.

"É um treinador muito bom, ainda jovem, que tem muito para dar. Além disso, é um treinador que gosta muito de trabalhar, adora futebol e estou feliz por poder trabalhar com ele", admitiu Karamoh, antes de deixar uma última garantia aos adeptos. 

"Passaram por aqui grandes nomes do futebol, muitos nomes importantes como treinadores e também como jogadores. É um grande clube europeu e é ótimo poder representá-lo", rematou o mais recente reforço dos dragões. 

O que vale Karamoh? 

Formado em França, chegou ao mundo do futebol desde muito cedo, a partir de RCF Paris, onde ficou até 2010/11 antes de rumar a um clube de maior dimensão, com o Caen a acolhê-lo ainda no escalão de sub-13, quando ainda jogava futebol sete.

Foi no Norte de França que terminou a sua formação e acabou por conseguir fazer a sua estreia como sénior, na temporada de 2016/17, com 36 jogos disputados e apontou a sua melhor época em termos de números, com cinco golos e três assistências em todas as competições, quando o emblema francês jogava a Ligue 1, ajudando o Caen a ficar por lá, sendo o terceiro melhor marcador da equipa com apenas 18 anos.

Esta temporada de estreia valeu-lhe uma transferência para Itália, com o Inter de Milão a gastar 6,5 milhões de euros no extremo nascido na Costa do Marfim, mas internacional pelas camadas jovens de França, pelos sub-17 e pelos sub-19.

O potencial era claro, mas o jogador não se conseguiu afirmar na primeira equipa dos nerazzurri, pelo que, depois da primeira época com apenas 17 jogos e um golo marcado, acabou por ser emprestado em duas ocasiões, para o Bordeaux, onde se voltou a apresentar em bom plano, com três golos e três assistências em 32 partidas realizadas, e, depois, para o Parma.

A verdade é que este segundo empréstimo foi muito positivo e, por isso, o Parma acabou mesmo por contratar Yann Karamoh a título definitivo, por uma verba de oito milhões de euros, dando lucro ao Inter, na temporada 2020/21. O extremo fez, novamente, números interessantes, mas acabou por ser emprestado ao Karagumruk, da Turquia.

Foi lá que Karamoh conheceu Farioli pela primeira vez. O treinador italiano acabou por trazer ao de cima as melhores qualidades e reforçar a melhor fase da carreira do extremo, apontando quatro golos e uma assistência em 35 jogos, pelo que saberá como tirar proveito daquele que deverá ser o novo avançado do FC Porto.

Nessa época de 2021/22, o clube turco acabou por ficar na oitava posição, a apenas oito pontos dos lugares de acesso às competições europeias, algo que foi muito positivo.

Na temporada passada, em 2024/25, acabou por estar a representar o Torino, em Itália, onde não fez uma temporada ao nível que vinha a apresentar, com apenas uma assistência em 31 partidas disputadas, o que motivou a não renovação do seu contrato no emblema de Turim.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem