O Sp. Braga protagonizou, este domingo, mais um tropeção na I Liga ao ser derrotado, em casa, pelo Nacional (0-1), em jogo da 7.ª jornada da I Liga. Os minhotos acumularam, assim, o quinto jogo consecutivo sem ganhar no campeonato e podem ficar a 12 pontos da liderança caso o FC Porto vença amanhã, segunda-feira, em Arouca.
O único golo da partida na Pedreira foi apontado ainda na primeira parte e contou com a autoria de Jesús Ramírez. Logo aos seis minutos, o avançado dos insulares assinou o remate certeiro na direção da baliza do Sp. Braga.
O conjunto da casa tentou responder, mas, uma vez mais, revelou muita falta de inspiração na hora de partir para o ataque. De resto, o guardião Kaique pouco trabalho teve fruto dos escassos remates enquadrados.
A vantagem do Nacional manteve-se mesmo até ao final dos 90 minutos e o conjunto orientado por Tiago Margarido confirmou o segundo triunfo na época, saltando para o 13.º posto, onde fica agora com sete pontos em outras tantas rondas.
Por seu turno, e feitas as contas, esta é a segunda derrota da temporada para o Sp. Braga, que ao cabo dos primeiros 14 jogos desta nova temporada apenas venceu oito. Com apenas nove pontos, os arsenalistas poderão ficar a 12 pontos da liderança caso o FC Porto siga 100% vitorioso e amanhã, segunda-feira, acumule um novo triunfo, desta feita na deslocação a Arouca.
O treinador Carlos Vicens está, assim, mais pressionado do que nunca, numa altura em que contestação dos adeptos minhotos é mais do que evidente.
Na próxima jornada, refira-se, o Sp. Braga terá de visitar o Sporting, num jogo que poderá mesmo ditar o futuro do técnico espanhol e antigo adjunto de Pep Guardiola. Por seu turno, o Nacional recebe o Moreirense.
Europa contrasta com campeonato
O desempenho europeu do Sp. Braga tem sido bem mais positivo do que o rendimento no campeonato. Afinal de contas, seis das oito vitórias desta temporada foram alcançadas na Liga Europa, sendo que apenas um deles aconteceu na fase regular - os outros cinco aconteceram nas rondas de qualificação.
Na I Liga os números são bastante mais preocupantes: três empates, duas vitórias e outras tantas derrotas.
Ainda antes de visitar o Sporting, o Sp. Braga tem novo embate europeu já na quinta-feira contra o Celtic, na Escócia, em mais um duro teste que os comandados de Carlos Vicens terão de enfrentar.
Ainda nesta prova da UEFA, o Sp. Braga terá de medir forças com Estrela Vermelha (Sérvia), Genk (Bélgica), Rangers (Escócia), Nice (França), Nottingham Forest (Inglaterra) e Go Ahead Eagles (Países Baixos).