O Palmeiras deixou para trás o empate a uma bola concedido na deslocação à Neo Química Arena, perante o Corinthians, antes da pausa para compromissos internacionais, e regressou, na madrugada de sábado para domingo, aos triunfos, ao receber e bater o Internacional, por categóricos 4-1.
A equipa orientada pelo treinador português Abel Ferreira assinou uma primeira parte 'de gala', no Allianz Parque, de tal maneira que, ao intervalo, já vencia... por quatro golos sem resposta. Destes, três pertenceram a Vítor Roque, ex-Barcelona que chegou a ser associado ao Sporting, que marcou aos 4, 24 e 39 minutos.
Já o outro, aos 29 minutos, contou com a assinatura de Lucas Evangelista, médio que, em Portugal, somou passagens por Estoril e Vitória SC. A resposta da formação visitante acabaria por surgir já no decorrer do segundo tempo, com um remate certeiro de Johan Carbonero, que selou o resultado final.
Feitas as contas, com este resultado, o Palmeiras passa a somar 46 pontos e ascende à segunda posição do principal escalão do futebol brasileiro, deixando para trás o Cruzeiro, do também luso Leonardo Jardim, que leva menos dois pontos conquistados, ainda que mais um jogo disputado.
O Internacional, por seu lado, permanece 'mergulhado' numa crise de resultados desportivos, tendo registado aquela que foi a quinta derrota ao cabo dos seis últimos jogos em todas as competições, pelo que permanece com 27 pontos e ocupa o 11.º lugar da tabela classificativa.
Abel Ferreira sem banco... nem polémica
Este jogo ficou, de resto, pelo facto de Abel Ferreira não se ter sentado no banco de suplentes do Palmeiras, uma vez que se encontra suspenso, pelo facto de ter recebido aquele que foi o terceiro cartão amarelo da temporada. Ainda assim, o seu nome não deixou de ser discutido, em conferência de imprensa.
Questionado quanto ao facto de o treinador principal ter aproveitado a pausa para compromissos internacionais para viajar para Portugal (tema que acabou por gerar polémica), o seu adjunto, João Martins, atirou: "Foi merecido. Só quem não sabe é que vê problema. Um dia em 365 dias não faz falta. O grupo entende. Os jogadores também o têm, sem vocês saberem. Essa parte mental e familiar é importante. Foi muito bem feito, e espero que ele tenha conseguido fazer tudo o que tinha para fazer".
O que aconteceu até agora
Ainda antes de Palmeiras e Internacional terem entrado em ação, já dois jogos se haviam disputado, na 23.ª jornada do Brasileirão. O primeiro, terminou com uma vitória do Fortaleza (clube que, há menos de duas semanas, despediu Renato Paiva) sobre o Vitória, por 2-0, e o segundo com um triunfo do Mirassol sobre o Grêmio, por 0-1).
Entretanto, o Corinthians também foi ao Estádio Jornalista Mário Filho (o 'eterno' Maracanã) derrotar o Fluminense, por 0-1, graças a um golo 'solitário' da autoria de Matheuzinho. No entanto, a ronda não irá ficar-se por aqui.
Ainda este domingo, haverá lugar ao Bragantino-Sport (às 15h00, hora de Portugal Continental), ao Juventude-Flamengo e ao Atlético Mineiro-Santos (ambos às 20h00). Na segunda-feira, irá realizar-se o Vasco da Gama-Ceará (às 00h30), e, finalmente, na terça-feira, o Bahia-Cruzeiro (às 00h00).