Depois de Benjamin Sesko, Matheus Cunha e Bryan Mbeumo chegarem a Old Trafford neste verão para reforçar o ataque, o Manchester United quer agora assegurar a contratação de um novo médio capaz de corresponder aos desejos de Ruben Amorim. O eleito do treinador português está escolhido e mora em Inglaterra. Trata-se de Carlos Baleba, médio camaronês de apenas 21 anos, mas o Brighton não facilitará a vida de Amorim e companhia na hora de negociar.
Por esta altura, segundo revela o portal The Athletic, as conversações já arrancaram num tom mais informal e através de um intermediário que quis perceber a disponibilidade do jogador em juntar-se ao Manchester United e qual a expectativa salarial de Carlos Baleba. Esse será, no entanto, o ponto que menos obstáculos colocará, segundo explica, por outro lado, Fabrizio Romano.
O maior problema reside mesmo no Brighton, que de acordo com o Athletic, quer manter o jogador - que contratou há dois anos ao Lille - por mais uma temporada e que já se recusou, inclusive, a estabelecer um preço base para libertar Baleba.
O Manchester United não vai, porém, desistir de tentar conversar com o Brighton, até porque Ruben Amorim já terá feito saber à direção dos red devils que o meio-campo tem de ser reforçado para a nova época. Para o treinador luso considera de capital importância contar com um médio defensivo de alto calibre que consiga exercer a ligação entre a defesa e o setor intermédio da equipa.
Por outro lado, o United pretende assegurar neste verão a contratação de Carlos Baleba também por conta do receio que o jogador continue a dar nas vistas e que dentro de um ano seja impossível competir com outros 'tubarões' na luta pelo jogador que também já é internacional camaronês.
Baleba verá com bons olhos uma mudança para Old Trafford, apesar de o Manchester United não competir nas competições europeias na nova temporada que está prestes a arrancar em Inglaterra. Com contrato por mais três anos com o Brighton, e outro de opção, o jogador natural de Douala está ciente de que o clube atual vai querer encaixar um valor significativo com a sua saída.
O histórico do Brighton não deixa, de resto, grandes dúvidas. Em 2023, por exemplo, o seagulls aceitaram vender Moises Caicedo ao Chelsea por 115 milhões de de euros fixos e a eventual venda de Carlos Baleba terá sempre como objetivo replicar estes valores.
Mais recentemente, o Brighton também fez uma grande venda, com João Pedro a rumar também ao Chelsea por quase 70 milhões de euros. Quer isto dizer que o Brighton não está propriamente desesperado por vender Baleba.
Atenção aos gastos
Apesar deste interesse em Carlos Baleba, o Manchester United tem a necessidade urgente de fazer uma grande venda. Afinal de contas, os red devils já gastaram mais de 200 milhões de euros nas contratações de Sesko, Cunha e Mbeumo e precisam, por isso, de equilibrar as contas.
Marcus Rashford foi emprestado ao Barcelona e a esperança dos responsáveis ingleses está agora nas possíveis vendas de outros jogadores como Antony, Alejandro Garnacho ou Rasmus Hojlund.