O Cruzeiro carimbou, na madrugada de quinta para sexta-feira, o apuramento para os quartos de final da Taça do Brasil, graças ao triunfo conquistado na deslocação ao Estádio Rei Pelé, sobre o CRB, por 0-2, depois do empate sem golos registado no duelo da primeira mão, disputado, na passada semana, no Estádio Governador Magalhães Pinto (mais conhecido por Mineirão).
A equipa orientada pelo treinador português Leonardo Jardim desbloqueou o impasse na partida da segunda mão desta eliminatória à beira do apito para o intervalo, por intermédio de Lucas Villalba. Os homens da casa dispuseram de uma oportunidade de ouro para repor a igualdade, aos 86 minutos, mas viram Cássio defender uma grande penalidade cobrada por Gegê. Foi então que, já seis minutos depois dos 90, Eduardo, acabado de entrar para o lugar de Christian, deu a 'machadada final' no resultado.
A Raposa consegue, desta maneira... 'matar o borrego', uma vez que já não conseguia alcançar uma fase tão adiantada desta competição desde o 'longínquo' ano de 2019. Na altura, viu a caminhada travada só nas meias finais, pelo Internacional, fruto de uma pesada derrota sofrida no conjunto das duas mãos, por 0-4.
Nuno Moreira também fez a festa
No entanto, Leonardo Jardim não foi o único português a ter motivos para festejar, esta madrugada, na Taça do Brasil, uma vez que o Vasco da Gama, de Nuno Moreira (que foi aposta a titular por parte do treinador brasileiro Fernando Diniz, tendo acabado por dar o lugar a Benjamín Garré, já no segundo tempo) deixou para trás o CSA.
Tal como aconteceu com o compatriota, também o avançado luso chegou ao encontro da segunda mão vindo de um empate a 'zeros', no da primeira, tendo acabado por vencer, por 3-1, à 'boleia' dos golos marcados por Rayan, Philippe Coutinho e Tchê Tchê, aos 20, 31 e 45+1 minutos, que mereceram resposta por parte de Brayann.
Quem segue em frente?
Estes dois jogos acabaram, de resto, por dar por encerrado o quadro de equipas apuradas para os quartos de final da Taça do Brasil. Além de Cruzeiro e Vasco da Gama, também asseguraram o acesso o Botafogo, o Bahia, o Fluminense, o Corinthians, o Athletico Paranaense e o Atlético Mineiro, que deixaram para trás o Bragantino, o Retrô FC, o Internacional, o Palmeiras, o São Paulo e o Flamengo, respetivamente.
Destes oito apurados, o Athletico Paranaense é o único clube que não disputa o Brasileirão. É, de resto, preciso recuar a 2020 para encontrar a última vez que uma equipa da Série B chegou tão longe nesta competição. Na altura, foram logo duas: o Cuiabá (que foi eliminado, pelo Grêmio) e o América Mineiro (que ainda surpreendeu o Internacional, antes de ser 'abatido', nas 'meias', pelo Palmeiras, que acabaria por sagrar-se campeão, pela mão do treinador português Abel Ferreira).
O sorteio da próxima fase está agendado para as 14h00 (hora de Portugal Continental) da próxima terça-feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, e não contará com qualquer tipo de condiconante.